altobelavista.com Alto Bela Vista | Santa Catarina | Brasil
 Cascalhamento da SC-469 foi assunto principal da última sessão da Câmara

Cascalhamento da SC-469 foi assunto principal da última sessão da Câmara
Confira como foi a 14ª sessão de 2018 da Câmara de Vereadores de ABV

 Por altobelavista.com
 Publicação: 02/05/2018 às 15:43:22 - Atualizado em 02/05/2018 às 15:43:22
 Sessão de 27/04/2018 da Câmara Municipal de Vereadores de Alto Bela Vista - altobelavista.com

(ABV) — Nesta sexta-feira, 27 de abril, aconteceu a 14ª sessão do ano de 2018 da Câmara Municipal de Vereadores de Alto Bela Vista.

Na discussão da Ata, os vereadores Alice Schwambach Lemke e Edson Gonçalves pediram retificações, e a 1ª Secretária, vereadora Claudia Petter Auler, foi contrária às retificações, justificando novamente, conforme já aconteceu na sessão anterior, que as atas devem ser sucintas. Na votação, o pedido de retificação da ata foi negado com cinco votos.

O Projeto de Lei 006/2018, que autoriza o Poder Executivo Municipal a promover revisão na folha salarial da Servidora Pública Municipal Elisane da Costa Alves, afim de apurar a concessão ou não por merecimento e aperfeiçoamento, foi retirado da Câmara com a justificativa de se fazer necessária a realização de ajustes na redação do mesmo.

Foram entregues ainda os balancetes do mês de março de 2018 da Prefeitura Municipal de Alto Bela Vista e do Fundo Municipal de Assistência Médica e de Saúde.

Utilizando a tribuna, a vereadora Alice Schwambach Lemke falou sobre as reportagens que saíram na mídia sobre o patrolamento na SC-469, que dá acesso ao município de Alto Bela Vista. Alice leu uma matéria do Jornal Comunidades, de novembro de 2017, onde mostra que a prefeita Catia Tessmann Reichert esteve em Florianópolis acompanhada dos vereadores Claudia Petter Auler e Edson Hoffmann para debater a situação da SC com o Presidente do Deifra, que na época garantiu a presença de uma equipe de avaliação ainda naquele mês e que a situação seria debatida com o Governador para viabilizar os recursos necessários para revitalização. Alice afirmou ainda que em março deste ano, a Administração Municipal cobrou novamente da ADR melhorias para a SC, que alegou não ter recursos para revitalização do pior trecho. Alice lembrou ainda que o Governador Raimundo Colombo prometeu esta revitalização, se afastou do cargo e nada foi feito. A vereadora Alice questionou ainda se o patrolamento realizado pela Prefeitura na SC estava previsto no orçamento, já que é uma rodovia estadual, afirmando que não existia nenhuma previsão, nem dotação orçamentária para esta finalidade. O vereador Edson Hoffmann pediu a parte e afirmou que eles foram em busca dos recursos para revitalização do trecho e como vereador se sente tranquilo por ter ido reivindicar este recurso e que acredita que, como vereador, a sua parte foi feita junto com a vereadora Claudia. A vereadora Alice falou ainda sobre a construção de calçadas, onde o Governo Estadual disponibilizou 600 mil reais para a construção, e afirmou que a verba poderia ter sido repassada para a revitalização da SC-469. Alice falou ainda sobre as construções da escola e do CRAS, afirmando que a placa indica que a construção do CRAS seria finalizada em 18 de abril, porém ainda não aconteceu. Alice fez ainda um pedido de informação verbal à Líder do Governo, pedindo em que Gerência cinco servidores comissionados estão atuando e seus respectivos cargos.

O vereador Edson Gonçalves também fez uso da tribuna para falar sobre o café da manhã do Kerb e parabenizou o portal altobelavista.com pela matéria sobre a revitalização da SC-469, e por destacar que há outros problemas nas estradas do perímetro urbano de Alto Bela Vista, afirmando sua preocupação também com o asfalto em alguns pontos da cidade e lembrando que já fez duas indicações na Câmara para que a revitalização seja feita. Edson destacou ainda a operação de prevenção e orientação da Polícia Militar, realizando abordagens e verificando situações e movimentações estranhas no município.

A vereadora Claudia Petter Auler utilizou a tribuna para falar da participação dela e das vereadores Alice e Nadir na audiência Pública do Plano Municipal de Educação, definindo metas para a educação municipal até 2025, e afirmando que as metas da educação do município dos últimos anos estão dentro do previsto. Claudia esclareceu ainda a questão das atas da Câmara, afirmando que as atas estavam extremamente extensas, e conforme o Regimento Interno elas devem ser sucintas, por isso, se baseando em atas de outras Câmaras, a mesa diretora optou por citar em ata os assuntos levados pelos vereadores em tópicos, já que os áudios estão todos gravados, afirmando que não é uma decisão para tornar polêmicas. Sobre a SC-469, Claudia afirmou que não fica feliz pela forma como precisou acontecer, mas que foi o último recurso para se buscar uma solução. Claudia afirmou ainda que o asfalto tem pouco mais de 10 anos e já se desgastou desse jeito, afirmando que não adianta buscar culpados para o ponto em que a situação chegou. A vereadora afirmou ainda que foram várias formas de se buscar uma solução, que ela desde que é vereadora participou de algumas reuniões sobre este assunto na ADR de Concórdia, porém afirma que faltou esforço do Secretário da ADR para resolver o problema em Alto Bela Vista, pois sabe que a verba é limitada, porém afirma que o empenho em outras questões na região é diferente. Sobre a questão da revitalização asfástica dentro do município, a vereadora afirmou que o Projeto está pronto, e que espera que a situação se resolva em breve. Os vereadores Elio Lohmann, Rosicler Benincá, Edson Gonçalves e Edson Hoffmann também colaboraram na discussão.

Claudia trouxe ainda a respostas para alguns questionamentos. Sobre a Técnica de Enfermagem no Posto de Saúde de Volta Grande, ela afirmou que conversou com o Gerente responsável e que nenhuma das candidatas do Processo Seletivo, que ainda está em vigor, quis assumir a vaga, por este motivo e para não deixar sem atendimento no Posto de Saúde de Volta Grande, foi feita a contratação emergencial de uma Técnica de Enfermagem para atendimento na parte da manhã em Volta Grande e a tarde na sede do município, auxiliando em outros trabalhos. Sobre a questão dos portões, Claudia afirmou que a posição da Gerência é a mesma colocada pelo vereador Silvano Finger na última sessão.

O vereador Elio Lohmann fez uso da tribuna falando sobre o 91º Kerb.

Nesta sessão foi realizada a votação de um Projeto de Lei. Confira:

- Projeto de Lei 007/2018, que institui o programa de recuperação de créditos municipais, e dá outras providências. O Projeto de Lei 007/2018 teve seus pareceres favoráveis e sem nenhuma discussão, foi aprovado por unanimidade em 1ª votação.

Por fim, foi realizada ainda a votação de dois requerimentos de informação e um de solicitação:

- Requerimento de Informação 014/2018: Os vereadores requerem a relação de nomes dos servidores que participaram de curso referente as despesas de duas inscrições para curso de departamento de Recursos Humanos nos dias 05 e 06 de abril de 2018 no valor de R$ 1.180,00, bem como certificados de participação. Vereadores autores: Loir da Silva, Nadir Ohlweiler, Alice Schwambach Lemke e Edson Gonçalves. O Requerimento foi aprovado por unanimidade.

- Requerimento de Informação 015/2018: Os vereadores requerem o termo de parceria com as cláusulas de direitos e obrigações de ambas as partes entre Prefeitura Municipal e Associação Cultural de Alto Bela Vista, referente a transferência da Biblioteca Pública Municipal Maria Anita Kuhn, firmado no ano de 2015, conforme a Lei Municipal nº 661 de 27 de fevereiro de 2015. Vereadores autores: Loir da Silva, Nadir Ohlweiler, Alice Schwambach Lemke e Edson Gonçalves. O Requerimento foi aprovado por unanimidade.

- Requerimento de Solicitação da vereadora Claudia Petter Auler (PSD), que requer afastamento de 30 dias, de 02 de maio à 31 de maio de 2018. O Requerimento foi aprovado com sete votos favoráveis e um voto contrário.

A próxima sessão está agendada para o dia 04 de maio, sexta-feira, às 14 horas.

Correspondente altobelavista.com na Câmara Municipal de Vereadores de Alto Bela Vista, Carine Hang.

Confira o arquivo de cobertura das sessões do ano de 2018:

Sessão 013/2018 - 20 de abril de 2018
Sessão 012/2018 - 13 de abril de 2018
Sessão 011/2018 - 06 de abril de 2018
Sessão 010/2018 - 29 de março de 2018
Sessão 009/2018 - 23 de março de 2018
Sessão 008/2018 - 09 de março de 2018
Sessão 007/2018 - 02 de março de 2018
Sessão 006/2018 - 23 de fevereiro de 2018
Sessão 005/2018 - 16 de fevereiro de 2018
Sessão 004/2018 - 09 de fevereiro de 2018
Sessão 003/2018 - 02 de fevereiro de 2018
Sessão 002/2018 - 26 de janeiro de 2018
Sessão 001/2018 - 19 de janeiro de 2018

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Situação Financeira
Tribunal de Contas notifica novamente a Prefeitura de Alto Bela Vista
Notificação é a segunda feita pelo órgão ao município em menos de dois meses

Saúde
Campanha de vacinação começa hoje em todo o Brasil
Crianças de 1 a 5 anos serão vacinadas contra sarampo e poliomielite

Política
Notificação do TCE e situação financeira do município são destaque na Câmara
Viabilização de transporte municipal foi mais uma vez discutida na 27ª sessão do ano

Situação Financeira
Após notificação do Tribunal de Contas, Prefeitura de ABV limita empenhos
Órgão fiscalizador das contas públicas baseou-se na frustração da receita com base nas metas

Política
Vereador revela ameaças por conta de requerimentos na Câmara
Gastos da Educação e situação financeira do município também foram discutidos na 26ª sessão do ano

Polícia
Vândalos ateiam fogo em lona utilizada para cobrir calcário causando prejuízos em ABV
Calcário distribuído pela Copérdia atende programa do Estado que beneficia produtores rurais
 
 Página