altobelavista.com Alto Bela Vista | Santa Catarina | Brasil
 Várias discussões movimentam sessão da Câmara

Várias discussões movimentam sessão da Câmara
Confira como foi a 13ª sessão de 2018 da Câmara de Vereadores de ABV

 Por altobelavista.com
 Publicação: 24/04/2018 às 10:27:33 - Atualizado em 24/04/2018 às 10:27:33
 Sessão de 20/04/2018 da Câmara Municipal de Vereadores de Alto Bela Vista - altobelavista.com

(ABV) — Nesta sexta-feira, 20 de abril, aconteceu a 13ª sessão do ano de 2018 da Câmara Municipal de Vereadores de Alto Bela Vista.

Na discussão da Ata, os vereadores Nadir Ohlweiler e Loir da Silva pediram retificações referentes às suas falas, e a 1ª Secretária, vereadora Claudia Petter Auler, afirmou ser contrária as retificações, justificando que, conforme o Artigo 155 do Regimento Interno, as atas devem ser sucintas e os áudios das sessões estão à disposição. Na votação, o pedido de retificação da ata foi negado com 5 votos.

Nesta sessão, foram apresentados dois Projetos de Lei, que serão votados nas próximas sessões. Confira:

-Projeto de Lei 006/2018, que autoriza o Poder Executivo Municipal a promover revisão na folha salarial da Servidora Pública Municipal Elisane da Costa Alves, afim de apurar a concessão ou não por merecimento e aperfeiçoamento, e dá outras providências.

-Projeto de Lei 007/2018, que institui o programa de recuperação de créditos municipais, e dá outras providências.

A vereadora Alice Schwambach Lemke fez uso da tribuna para falar sobre os trabalhos realizados pela Epagri, parabenizando pela iniciativa dos trabalhos levados aos clubes de mães. A vereadora Claudia pediu a parte e elogiou também o trabalho da Epagri, reforçando que a parceria entre a Epagri e a Prefeitura Municipal deve continuar nos próximos anos. Alice lembrou novamente sobre os quatro pedidos de informação feitos recentemente na Câmara, onde os quatro foram negados, afirmando que desta forma é difícil realizar o seu trabalho, difícil dar uma resposta à população e difícil não fazer uma denúncia para poder conseguir a informação. Alice afirmou ainda que, de acordo com a Lei de Acesso à Informação, o Regimento Interno da Câmara de Alto Bela Vista deveria ser revisto, já que os pedidos de informação precisam ser votados, quando deveriam ir direto ao Executivo.

Também utilizando a tribuna, o vereador Loir da Silva falou que esteve na última semana assistindo a uma sessão na Câmara de Vereadores de Marcelino Ramos/RS, onde observou várias diferenças das sessões de Alto Bela Vista, reforçando a fala da vereadora Alice sobre o Regimento Interno, onde Loir afirma que o do nosso município está ultrapassado, sendo que o papel do vereador é fiscalizar. Loir pediu ainda para que a Administração Municipal realize uma melhoria na saída da ponte de ferro. A vereadora Claudia pediu a parte e afirmou que já repassou esse assunto ao Gerente de Infraestrutura para que providencie esta manutenção. Loir afirmou ainda que não está fazendo críticas, mas sim trazendo as questões à Câmara de acordo com os pedidos e demandas dos munícipes. O vereador Loir pediu ainda à Líder do Governo se já tinha uma resposta sobre a questão da Técnica de Enfermagem no Posto de Saúde de Volta Grande, que está atendendo somente meio dia. Claudia afirmou que ainda não conseguiu, mas irá trazer a informação à Câmara na próxima semana. O vereador questionou ainda sobre o portão do Posto de Saúde de Volta Grande, que fica fechado até o horário de abertura do Posto. O vereador Silvano Finger pediu a parte e afirmou que o portão fica fechado devido aos problemas de vandalismo que podem acontecer, e não há como disponibilizar um funcionário para que vá fora do horário de trabalho abrir o portão. Por fim, o vereador Loir trouxe uma questão referente as cobranças, onde afirma que munícipes receberam boletos com cobranças referentes à 2014 e 2015 com juros altos, afirmando que esses munícipes estavam recebendo serviços da Prefeitura até as últimas semanas, questionando como que os munícipes estavam em dívida ativa com a Prefeitura e recebendo serviços da mesma. A vereadora Claudia afirmou que o Projeto do Refis que está entrando na Câmara novamente é justamente para auxiliar as pessoas que estão com débitos a regularizar e que quem recebeu alguma cobrança e já pagou, deve procurar o setor de tributação para regularização. Os vereadores Alice Schwambach Lemke, Rosicler Benincá, Edson Gonçalves e Elio Lohmann também colaboraram na discussão.

Fez uso da tribuna ainda o vereador Edson Gonçalves, pedindo à Líder do Governo para que solicite ao setor responsável, que está trabalhando nas estradas das comunidades de Volta Grande, São Francisco e Bandeirantes, que priorize a entrada da residência do senhor Artur dos Santos, que está com problemas de saúde e o carro não consegue entrar para buscá-lo quando necessário.

A próxima sessão está agendada para o dia 27 de abril, sexta-feira, às 14 horas.

Correspondente altobelavista.com na Câmara Municipal de Vereadores de Alto Bela Vista, Carine Hang.

Confira o arquivo de cobertura das sessões do ano de 2018:

Sessão 012/2018 - 13 de abril de 2018
Sessão 011/2018 - 06 de abril de 2018
Sessão 010/2018 - 29 de março de 2018
Sessão 009/2018 - 23 de março de 2018
Sessão 008/2018 - 09 de março de 2018
Sessão 007/2018 - 02 de março de 2018
Sessão 006/2018 - 23 de fevereiro de 2018
Sessão 005/2018 - 16 de fevereiro de 2018
Sessão 004/2018 - 09 de fevereiro de 2018
Sessão 003/2018 - 02 de fevereiro de 2018
Sessão 002/2018 - 26 de janeiro de 2018
Sessão 001/2018 - 19 de janeiro de 2018

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Situação Financeira
Tribunal de Contas notifica novamente a Prefeitura de Alto Bela Vista
Notificação é a segunda feita pelo órgão ao município em menos de dois meses

Saúde
Campanha de vacinação começa hoje em todo o Brasil
Crianças de 1 a 5 anos serão vacinadas contra sarampo e poliomielite

Política
Notificação do TCE e situação financeira do município são destaque na Câmara
Viabilização de transporte municipal foi mais uma vez discutida na 27ª sessão do ano

Situação Financeira
Após notificação do Tribunal de Contas, Prefeitura de ABV limita empenhos
Órgão fiscalizador das contas públicas baseou-se na frustração da receita com base nas metas

Política
Vereador revela ameaças por conta de requerimentos na Câmara
Gastos da Educação e situação financeira do município também foram discutidos na 26ª sessão do ano

Polícia
Vândalos ateiam fogo em lona utilizada para cobrir calcário causando prejuízos em ABV
Calcário distribuído pela Copérdia atende programa do Estado que beneficia produtores rurais
 
 Página