altobelavista.com Alto Bela Vista | Santa Catarina | Brasil
 Concurso Público, Índice Firjan e projetos são destaque na Câmara

BLOG DA CARINE HANG
POLÍTICA

Concurso Público, Índice Firjan e projetos são destaque na Câmara
Discussões também marcaram a 24ª sessão do ano no Legislativo

 Por Carine Hang
 Publicação: 13/07/2018 às 16:52:04 - Atualizado em 13/07/2018 às 16:52:04
 Sessão de 13/07/2018 da Câmara Municipal de Vereadores de Alto Bela Vista - altobelavista.com

(ABV) — Nesta sexta-feira, 13 de julho, aconteceu a 24ª sessão do ano de 2018 da Câmara Municipal de Vereadores de Alto Bela Vista.

Na tribuna

A vereadora Alice Schwambach Lemke falou sobre a divulgação do Índice Firjan referente ao ano de 2016, onde Alto Bela Vista e Xavantina aparecem entre os piores índices. O Índice Firjan é um estudo que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros em três áreas de atuação, Emprego e Renda, Educação e Saúde, feito exclusivamente baseado em estatísticas públicas oficiais. Alice falou que lamenta o destaque negativo para o nosso município, que caiu 117 posições no estado e cerca de 1.800 posições no país. Alice falou que no ano de 2012 Alto Bela Vista aparecia na 3a posição da região da AMAUC, 17o no estado e 411o no país, enfatizando o declínio do município nessas áreas, e afirmando que é preciso refletir sobre isso e a gestão pública precisa se preocupar com essa questão. Alice falou também sobre o Concurso Público aberto pela Prefeitura, afirmando que lhe chamou atenção que não foram abertas vagas para o cargo de Operador de Máquina Agrícola e Retroescavadeira, dizendo que hoje pode não haver necessidade da contratação, mas como o Concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois, se poderia ter aproveitado para abrir vagas de cadastro reserva para estes cargos, que podem ser necessários nos próximos anos, já que os custos para realização de um Concurso são altos, dizendo que no momento há apenas dois funcionários nessas funções, que são de grande importância e possuem grande demanda. A vereadora Rosicler se manifestou falando que na sua opinião devem ser abertas somente as vagas que são necessárias no momento, pois quem passar no Concurso deve assumir a vaga. Alice falou que os cadastros reservas são feitos nos Concursos, justamente para serem chamados somente em eventual necessidade da administração, conforme é descrito em edital, e que a Administração precisa se prevenir para poder atender a demanda quando necessário. A vereadora Claudia Petter Auler também se manifestou, afirmando que as vagas foram abertas conforme demanda da administração e que se for necessário abrir novas vagas futuramente, um novo Concurso pode ser aberto. Alice falou que concorda com o posicionamento de cada vereador e também concorda com as vagas que foram abertas, o que não concorda e com a forma que o município está fazendo, colocando funcionários comissionados para operação de máquinas, e outros funcionários que estão trabalhando fora de suas funções. Finalizando, a vereadora Alice se manifestou sobre a aprovação na Câmara dos Deputados referente aos salários dos agentes públicos de saúde, falando que em breve deve entrar também na Câmara de Alto Bela Vista um Projeto para adequação da base salarial dos funcionários da saúde do município.

Votações

-Projeto de Lei 015/2018, que autoriza o município a firmar termo aditivo ao Contrato de Rateio 001/2018, Consórcio Lambari, para subsidiar no âmbito do município de Alto Bela Vista, o recolhimento e processamento de animais mortos em propriedades rurais, e dá outras providências. O Regime de Urgência do Projeto de Lei 015/2018 foi aprovado por unanimidade.

-Projeto de Lei Complementar 002/2018, que autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir a Escola de Música Municipal, a Banda Municipal, a Orquestra Sinfônica Municipal de Alto Bela Vista, e dá outras providências. O Projeto de Lei Complementar 002/2018 foi aprovado por unanimidade em 2ª votação.

-Projeto de Lei Complementar do Legislativo 001/2018, que altera a Lei Complementar 043/2011, de 18 de junho de 2011, e dá outras providências. O Projeto de Lei teve seus pareceres favoráveis e foi aprovado com cinco votos favoráveis (Claudia Petter Auler, Edson Hoffmann, Rosicler Bencincá, Silvano Finger e Élio Lohmann) e quatro votos contrários (Alice Schwambach Lemke, Nadir Ohlweiler, Loir da Silva e Edson Gonçalves) em 1ª votação.

-Requerimento de Informação 019/2018: Os vereadores requerem o laudo técnico dos mecânicos efetivos da Prefeitura Municipal de Alto Bela Vista, em relação ao tombamento da caçamba no dia 18 de junho de 2018, para apurar possíveis danos ao patrimônio público. Vereadores autores: Loir da Silva, Alice Schwambach Lemke, Nadir Ohlweiler e Edson Gonçalves. Na discussão, a vereadora Alice se manifestou falando que acredita que, vendo as fotos da caçamba tombada, com certeza algum reparo será necessário, lembrando ainda que um funcionário comissionado estava dirigindo o caminhão e não um motorista efetivo. O vereador Edson Gonçalves se manifestou, falando que talvez os mecânicos efetivos do município não tenham equipamentos para fazer a avaliação e talvez não consigam identificar algum problema que pode ter acontecido, tendo quem sabe a necessidade de técnicos especializados para avaliação. Finalizando, a vereadora Alice pediu a aprovação do requerimento aos demais vereadores, já que no serviço público é preciso dar esclarecimentos à população. O Requerimento de Informação 019/2018 foi aprovado por unanimidade.

A próxima sessão está agendada para o dia 20 de julho, sexta-feira, às 14 horas.

Correspondente altobelavista.com na Câmara Municipal de Vereadores de Alto Bela Vista, Carine Hang.

MAIS NOTÍCIAS DO BLOG

Vereador revela ameaças por conta de requerimentos na Câmara
Gastos da Educação e situação financeira do município também foram discutidos na 26ª sessão do ano


Projeto da AMAUC para recolhimento de animais mortos é aprovado na Câmara
Extinção de cargo de faxineira e exonerações também foram assunto na 25ª sessão do ano


Concurso Público, Índice Firjan e projetos são destaque na Câmara
Discussões também marcaram a 24ª sessão do ano no Legislativo


Projeto que cria Escola, Banda e Orquestra Municipal é destaque na Câmara
Confira como foi o debate do projeto e demais assuntos discutidos entre os vereadores na 23ª sessão


Votações de Projetos e questionamentos são destaque na Câmara
Confira como foram as votações e assuntos trazidos pelos vereadores


Funcionários da prefeitura e acidente com caçamba são destaque na Câmara
Confira os assuntos debatidos entre os vereadores na sessão da última sexta, 22

 
 Página